quarta-feira, 24 de março de 2010

Silica Gel

Desde que comprei minha primeira camera eu tinha na minha bolsa meu saquinho de Silica Gel. Mas uma coisa me deixava meio inseguro:
  • Será que isso funciona mesmo??
  • Quanto tempo durar???
Então, resolvi eu mesmo testar... Para ter uma igualdade resolvi fazer varias amostras:
  • Pote (23g) de Silica gel ao ar livre
  • Pote (23g) se Silica Gel em minha Bolsa Pequena
  • Um saquinho de Tecido com 70G de Silica
Olha o que aconteceu com as amostras de Silica:
Amostra Inicial Dias Depois Dentro da Bolsa

      Como parametro temos a amostra incial, completamente azul. Depois de 5 dias a amostra exposta ao ambiente já está completamente saturada.
      Já a amostra que estava na bolsa (figura mais acima a direita) ficou parcialmente saturada. Visualmente eu diria uns 20%. Vale apena lembrar que nestes 5 dias de testes a umidade relativa ficou entre 68% e 72% medida no meu Higrômetro.


      Preparei também,  logo que a Silica chegou uma amostra em saquinho de tecido e deixei dentro da minha "caixinha" onde guardo meu material. Isso já deve ter uns 15 dias.
 Hoje eu tirei do saquinho para dar uma olhada:



Fiquei pasmo. A silica já estava quase toda Saturada. Pior de tudo é que nessa caixa havia também um destes antimofo de potinho a mais de 20 dias. a umidade medida dentro da caixa ficava entre 40% e 50%.
Tudo bem que é uma caixa grande, com muito ar para desumidecer, mas mesmo assim o resultado não era o que eu esperava.



Depois destes testes percebi que não basta deixar um saquinho de silica dentro dentro da bolsa e pronto. Mas também não precisa montar um ambiente climatizado. O bom senso é a melhor pedida.
Eu mesmo optei por fazer assim:
  • Uma Caixa tipo "tupperware" TRANSPARENTE
  • Meu pote de Antimofo (Tem que ser trocado quando fica com agua no fundo)
  • Um pouco de Silica Gel Apenas para controlar visualmente a umidade
______________________________________________________________
Para finalizar vai a DICA do DICO

Silica Gel pode ser "reciclada" aquecendo-a no forno a não mais que 80°C. Como não tinha termometro para o forno, fui no achometro mesmo
Ligava o formo deixava ligado uns 2 minutos no máximo, depois desligava e deixava uns 15 minutos. Verificava a Silica e se não estivesse bom (azul) fazia tudo de novo. Isso demorou uns 50 minutos.
Antes
Depois


_______________________________________________________

Espero que tenham gostado.

6 comentários:

Tiago Moreira disse...

Muuito maneiro dico... gostei disso!

Sergim disse...

Boa Dico... diz ai além dos 80º no forno quanto tempo em média deve ficar lah dentro..

Dico disse...

Tem que ficar até que ela fique totalmente AZUL, no meu caso durou uns 90min

Halysson disse...

interessante mesmo cara. Nunca tinha atentado para a função dos saquinhos de silica.


Agora, explica qual a importancia de manter isso perto do equipamento fotográfico(ask)

Dico disse...

Halyson, as maquinas e lentes precisam ser mantidas em local claro e não muito umido, pois caso isso não seja feito existe a possibilidade de aparecerem pontos de fungos nas lentes. Caso isso ocorra a lente pode estar condenada.

http://forum.brfoto.com.br/uploads/monthly_09_2008/post-7430-1220572035_thumb.jpg

Douglas Nespoli disse...

Dica do Dico! Dá pra fazer até um outro blog com essa, hein Dio!!

Inté, irado!!

Postar um comentário